Caixa de contato

15 3229 0202

contato@apice.med.br

apicemed

Dores na coluna podem ser causadas pela espondiloartrite

Outras Especialidades    21/11/2018


Imagem Artigo
Dentre as diversas causas que podem levar às dores de coluna, está a espondiloartrite, problema que provoca dor lombar associada à dor em nádegas e rigidez matinal, que piora com repouso e melhora com atividade física. A doença é mais comum nos homens, principalmente entre vinte e quarenta anos de idade.
Dra. Melissa Nobrega, médica reumatologista da clínica Ápice Medicina Integrada, explica que a espondiloartrite é uma inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como as dos quadris e ombros. É de origem autoimune, que pode ser desencadeada por infecção intestinal, em pessoas geneticamente predispostas.   “A causa é desconhecida, porém sabemos que a doença é cerca de 300 vezes mais frequente em pessoas que possuem um determinado grupo sanguíneo dos glóbulos brancos, denominado HLA-B27”, conta.
O diagnóstico da doença é baseado no conjunto de sintomas, exames laboratoriais e de imagem da bacia, coluna e juntas afetadas, além de buscar conhecer o histórico familiar do paciente. “ Quando você procura um médico por dor na coluna, ele deve reconhecer se você tem artrite inflamatória e que se trata de espondilite anquilosante, ou se é uma das frequentes causas mecânicas”, explica Dra. Melissa.
A médica conta que a maioria dos pacientes com espondiloartrite demora para procurar ajuda, o que posterga o diagnóstico, podendo levar anos para iniciar o tratamento, agravando as dores que atrapalham as atividades diárias. “Caso não seja tratada, a inflamação tende a progredir, gerando crescimento dos ossos das vértebras da coluna, formando pontes entre elas e impedindo assim que elas se movam, causando a rigidez denominada anquilose”, pontua a reumatologista.
Com a confirmação do diagnóstico, é iniciado o tratamento, que atua na redução de sintomas e interrupção da progressão da doença. “O tratamento da espondiloartrite é por tempo indeterminado e consiste em terapia farmacológica e não farmacológica, dentre elas: fisioterapia, correção postural e prática de atividade física, o que melhora a qualidade de vida e previne a evolução para deformidades e incapacidades”, conclui a reumatologista.
A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.