Caixa de contato

15 3229 0202

contato@apice.med.br

apicemed

Estalar articulações faz mal? Depende...

Ortopedia    13/09/2016


Imagem Artigo

Estalos ocasionais ou espontâneos, como costuma acontecer em partes como os pés e os tornozelos durante atividades físicas ou depois de levantarmos da cama, são inofensivos.

Entretanto, se deixarem de ser esporádicos e forem repetidos com frequência, os estalos aumentam a produção do líquido interno das juntas, o que pode levar a consequências como engrossamento, dor e perda de flexibilidade.
 

OS ESTALOS

 

Existem dois tipos de estalo.

 

O primeiro ocorre quando esticamos a junta puxando um dedo, por exemplo. Isso gera uma espécie de vácuo que faz o líquido no interior das juntas se movimentar com violência, gerando o ruído.
 

O outro tipo é quando dobramos a articulação. Nesse caso, o estalo se deve ao atrito entre as cartilagens dos ossos – como quando apertamos os dedos contra a palma da mão – ou, então, ao contato do tendão com alguma saliência óssea – ao girar o tornozelo, por exemplo.

SINFONIA DOS OSSOS

 

Entre um osso e outro da mão, ou de qualquer outra parte do corpo, existe uma cápsula (um globo de tecido, que conhecemos como articulação) que contém um líquido em seu interior, chamado sinovial. Toda essa estrutura é reforçada pelos ligamentos.
 

Puxar os dedos gera uma espécie de vácuo intra-articular que faz o líquido sinovial se movimentar com violência, que gera o ruído. Estalar a articulação estimula a produção deste líquido, fazendo com que a cápsula inche e a junta engrosse.
 

Fonte: CREMESP