Caixa de contato

15 3229 0202

contato@apice.med.br

apicemed

Dia Mundial do Combate à Osteoporose: prevenção é a principal arma para combater a doença

Outras Especialidades 22/10/2019


Imagem notícia
Vidros quebram com uma certa facilidade, agora imagine um osso quebrando tão fácil quanto um copo, por exemplo. Embora não se possa sentir ou perceber, os ossos podem ser mais finos e frágeis, resultado de uma doença que é considerada o segundo maior mal a nível mundial, a osteoporose.

Anualmente, em 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Combate à Osteoporose, data criada para alertar sobre os riscos da doença e falar sobre a importância da prevenção.
Segundo a Federação Internacional de Osteoporose (IOF – International Osteoporosis Foundation), aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm essa doença nos ossos. Além de, a cada três pacientes que sofrem fratura no quadril, um tem o diagnóstico da doença. “ Os idosos são os que mais sofrem com essa condição, principalmente mulheres pós-menopausa. Além da idade avançada, alguns fatores de risco são: fumo, álcool, histórico familiar, deficiência hormonal, dieta pobre em cálcio e vitamina D e vida sedentária”, explica Dra. Melissa Nobrega, médica reumatologista da Ápice Medicina Integrada de Sorocaba (SP).

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% das pessoas com idade acima de 65 anos apresentam níveis abaixo do normal de vitamina D é extremamente importante para renovação óssea. “É uma doença que enfraquece a massa óssea, tornando o osso extremamente frágil, o que pode causar fraturas com uma frequência maior. Os principais locais de fraturas causadas pela doença são em locais como, coluna e quadril”, elucida a especialista.

A médica ainda destaca a importância da prevenção. “A osteoporose é um problema silencioso, por isso destacamos a necessidade de prevenção. Pois, a doença pode levar a complicações sérias, tais como: dores crônicas, dificuldade para se locomover e, principalmente, diminuição na qualidade de vida”, diz Dra. Melissa.