Caixa de contato

15 | 3229 0203

contato@apice.med.br

Sorocaba/SP

Inverno exige cuidados especiais com a pele

Dermatologia e Estética 27/06/2018


Imagem notícia
Muita gente lembra de cuidar da pele no verão, utilizando protetor solar quando vai à praia ou piscina e esquecem que os cuidados precisam perdurar durante o ano todo, inclusive no inverno, a estação mais fria do ano, que exige cuidados diferentes devido à temperatura e ao clima seco.
 
Mas afinal, como cuidar corretamente da pele no inverno? As dermatologistas da clínica Ápice Medicina Integrada Dra. Bruna Barros e Juliana Barberatto falam sobre o assunto.
 
“No inverno, a pele fica mais ressecada devido à baixa temperatura e ao ar seco, que fazem diminuir a transpiração e contribuem para a desidratação. Também colaboram para o ressecamento os banhos quentes, que removem a camada de gordura natural da pele, que mantém a hidratação. Pessoas com algumas doenças de pele como dermatite atópica, por exemplo, podem ter agravamento do quadro devendo procurar tratamento específico”, explica Dra. Bruna.
 
Para evitar o ressecamento é importante seguir alguns cuidados. “É importante utilizar hidratantes, no entanto, é preciso ter um produto para o rosto e um para o corpo. Alguns hidratantes corporais, se aplicados na face de uma pessoa com pele oleosa, podem causar acne. O ideal é aplicar o hidratante corporal logo após o banho o que favorece a penetração do produto”, comenta Dra. Juliana.
 
“Além do uso de hidratantes, também é preciso passar o protetor solar, mesmo no inverno, pois a emissão de raios UV ocorre o ano todo, mesmo em dias nublados e frios. Além de proteger contra queimaduras solares e envelhecimento precoce, o protetor é muito importante para prevenir o aparecimento do câncer de pele”, aconselha Dra. Bruna. “Além disso, no inverno geralmente estamos com a pele mais clara, ou seja, mais suscetível às queimaduras e penetração de radiação solar, já que a melanina (pigmento da pele) tem um importante papel na proteção contra os raios ultravioleta”, completa Dra. Juliana.
 
Além da pele, os lábios também sentem os efeitos do frio. “Os lábios produzem pouco sebo, sendo mais sensível ás mudanças climáticas. Com o sol, vento e frio, a pele fica mais ressecada, tendo mais chances de fissuras e sangramentos. Além disso, o hábito de passar a língua para umedecer os lábios ressecados é prejudicial. O contato direto com a saliva prejudica a cicatrização e irrita a região. É importante o uso de produtos tópicos, como a manteiga de cacau, para reparar a barreira labial, hidratando, restaurando e protegendo a pele”, frisam as especialistas, que reuniram algumas dicas para proteger a pele nesta época: 
  1. Use sempre o protetor solar, inclusive em dias frios e nublados;
  2. Evite banhos muito quentes e demorados;
  3. Beba bastante água para manter o corpo e a pele bem hidratados;
  4. Aplique hidratante em todo o corpo, após o banho para melhor absorção;
  5. Utilize hidratante facial apropriado para evitar a acne;
  6. Não esqueça dos hidratantes labiais, como a manteiga de cacau;
  7. Mantenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais.
Entre em contato