Caixa de contato

15 3229 0202

contato@apice.med.br

apicemed

Postura errada ao usar o celular pode causar dor de cabeça crônica

Ortopedia 21/02/2018


Imagem notícia
Seja em casa, no ônibus ou avião, a postura é praticamente a mesma: celular nas mãos, cabeça baixa e olhos na tela. O hábito de perder a noção do tempo e passar horas “grudado” no smartphone deixou de ser exclusividade dos mais jovens, e já faz parte da vida de muita gente.

E depois de tantos likes e trocas de mensagens, surge aquela dorzinha no pescoço, sinal de que passamos da conta, como explica o Dr. Helio Mimura, médico ortopedista, especialista em coluna da Ápice Medicina Integrada. “Ficar muito tempo com a cabeça abaixada, como quando estamos mexendo no smartphone é muito prejudicial, pois esta é uma posição que força a musculatura da região. Caso seja recorrente, o hábito pode provocar lesões e muita dor”, alerta o médico.

Esta dor de cabeça provocada pela má postura do pescoço é conhecida como cefaleia cervicogênica. O problema apresenta diversos sintomas, podendo acarretar complicações. “Os sintomas mais comuns são: dormência na região do pescoço e atrás da cabeça, dor ao realizar movimentos e sensação de pescoço rígido”, detalha o médico.
Em alguns casos, a má postura provoca o pinçamento dos nervos localizados entre as vértebras do pescoço, “Este quadro acaba causando a irradiação da dor para outra região da cabeça e braços, de forma semelhante à dor ciática, podendo se estender por muitos dias”, conta Dr. Helio.

Quando a dor não passa, resistindo aos tratamentos convencionais com medicamentos anti-inflamatórios, é necessário o apoio de profissionais de outras áreas, explica Dr. Bernardo da Silveira, especialista em dor crônica, também da clínica Ápice Medicina Integrada. “Toda dor que ultrapassa três semanas é considerada crônica, necessitando de tratamento diferenciado, como procedimentos intervencionistas em dor, que são minimamente invasivos, realizados através da pele, e que o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. No caso da cefaleia cervicogênica, é preciso entender o que está causando o problema. Se é a má postura pelo uso excessivo de smartphones de maneira inadequada, orientamos o paciente a buscar mudar os hábitos, deixar o telefone um pouco de lado e não ficar muito tempo com a cabeça baixa”, esclarece o médico.

Aliada a estas mudanças, também podem ser aplicadas outras técnicas. “Em casos de dores crônicas musculares também é possível fazer acupuntura, fisioterapia, fortalecimento muscular. Estes tratamentos visam interromper a dor e melhorar o condicionamento físico da região para evitar novos episódios do problema”, conclui Dr. Bernardo.

A Ápice Medicina Integrada, fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.