Caixa de contato

15 3229 0202

contato@apice.med.br

apicemed

Vacinação contra a gripe começa mais cedo neste ano

Clínica Canineu 21/04/2017


Imagem notícia
O Ministério da Saúde resolveu adiantar o calendário de imunização contra a gripe, visto que, em 2016, os primeiros casos da doença surgiram logo nos primeiros meses do ano.

A previsão é iniciar a campanha no dia 10 de abril para profissionais de saúde e 17 de abril nos grupos de risco, que englobam gestantes, crianças, hipertensos e idosos, como explica Dra. Paola Canineu, médica geriatra da Ápice Medicina Integrada. “Os grupos de risco são as pessoas mais propensas às complicações da gripe. No caso dos idosos, o risco é elevado pois a saúde naturalmente é mais fragilizada e o organismo tem dificuldades em combater a infecção”, conta.

As pessoas precisam ficar ainda mais atentas à gripe agora que o clima começou a mudar. “Com a chegada do frio, criamos e frequentamos os ambientes propícios à transmissão do vírus, como aglomeração de pessoas, salas fechadas e sem ventilação, dentre outros”, detalha.

Dra. Paola comenta que estes ambientes representam riscos altos para os idosos. “Além de adoecerem com um pouco mais de facilidade, também é frequente a evolução de gripe para doenças mais graves, como a pneumonia”, destaca a especialista.

Embora todos os idosos estejam expostos aos riscos de infecções de gripes, pessoas desidratadas e desnutridas estão ainda mais expostas. “Quem não se alimenta bem, possui a saúde frágil e não pratica atividades físicas regulares tem maiores riscos, por isso a importância de se atentar a uma vida saudável, principalmente na terceira idade”.

Outra dica é controlar bem doenças crônicas como o diabetes a hipertensão, e deixar de lado o medo de tomar vacinas. “Muita gente ainda tem medo das vacinas, achando que não funcionam ou que provoca a gripe, mas o que pode ocorrer é que as pessoas são vacinadas quando já estão infectadas, mas ainda não apresentaram os primeiros sintomas”, pontua Dra. Paola.

A vacina contra a gripe em idosos possui poucas contraindicações. “Apenas evita-se a vacinação quando a pessoa tem alergia a algum componente ou está com alguma doença infecciosa em fase de tratamento”, completa.

Também é importante ter cuidados com a higiene. “É fundamental lavar muito bem as mãos, evitar compartilhar objetos e utilizar o álcool em gel”, conclui a geriatra.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, Jardim Faculdade, Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, site: apice.med.br ou Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.