Caixa de contato

15 3229 0202

contato@apice.med.br

apicemed

Viscosuplementação: tratamento moderno e seguro combate doenças nas articulações

Outras Especialidades 16/09/2019


Imagem notícia
Quando se fala em desgaste nas articulações ou dor nos joelhos logo se associa às pessoas com mais idade, o que não deixa de ser verdade. As doenças relacionadas às articulações atingem cerca de 80% dos indivíduos com mais de 65 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% da população mundial sofrem de artrose, mal que afeta a cartilagem.

As dores podem começar em qualquer idade e as causas são as mais variadas, como, por exemplo, ficar muito tempo em pé, dirigir por várias horas seguidas, jogar partidas de futebol, fazer atividades físicas de alto impacto, tudo isso exige muito das articulações.

Todos esses desgastes nas articulações causam danos. As superfícies dos ossos se tornam ásperas, o fluído responsável pelo amortecimento e pela lubrificação, que é o líquido sinovial, se torna mais fino e o espaço entre os ossos, menor.  Para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esse problema, existem tratamentos modernos e seguros disponíveis, dentre eles, a viscossuplementação, que consiste em uma aplicação intra-articular de ácido hialurônico nas articulações com osteoartrose. “Esse procedimento pode ser realizado na maioria das articulações, mas sempre dependendo da indicação médica. O ácido vai agir de três maneiras: fazendo a chamada viscossuplementação, que age na melhora das propriedades do líquido sinovial, servindo tanto como lubrificante, como amortecedor de choques; para a analgesia, que é a ausência de dor no local e para a melhora da homeostase articular, que é a capacidade do organismo de manter seu meio interno estável”, explica Dr. Filippo Zozolotto, médico especialista em cirurgia do joelho da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP).

Esse tratamento é recomendado, principalmente, nos casos de osteoartrose inicial à moderada, podendo ser realizado também nos casos avançados, em pacientes que não podem ser submetidos à cirurgia de prótese de joelho, devido a condições clínicas não favoráveis. Nestas situações específicas, porém, os resultados não são tão evidentes. “A viscossuplementação é realizada por meio de aplicações, dentro da articulação, podendo ser feita de diversas maneiras para atingir a cápsula articular. O número de aplicações varia de acordo com o fabricante da substância. Existem as de aplicação única e as de três aplicações. O efeito é considerado rápido, aliviando a dor no local, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida”, completa o especialista da Ápice Medicina Integrada.

 O médico ortopedista ainda ressalta que somente realizar o procedimento não é o suficiente. “É de extrema importância enfatizar que o uso isolado do ácido hialurônico não resolve o problema. Ele deve ser utilizado em conjunto com outras medidas reabilitadoras, como, por exemplo, fisioterapia, musculação, pilates, yoga e reforço muscular. Sem se esquecer da parte farmacológica, que inclui analgésicos e anti-inflamatórios. Por isso, é fundamental sempre ter acompanhamento médico adequado”, conclui Dr. Filippo.